Em BH, crianças e artistas se unem pela Mata do Planalto

Mata do Planalto BH

A Semana Mundial do Meio Ambiente em Belo Horizonte será marcada por um grande encontro em defesa do verde. O evento “Crianças e artistas pela Mata do Planalto” acontece no dia 9 de junho de 2018, sábado, das 8h às 14h, no Parque do Planalto, e terá shows, oficinas, exposições e atividades para crianças e adultos. O evento é uma realização da Associação Comunitária do Planalto e Adjacências, do movimento Salve a Mata do Planalto e do movimento BH pela Infância.

O objetivo do evento é chamar a atenção de toda a população para a importância da preservação integral do verde que ainda resta na cidade. A Mata do Planalto é uma área localizada na região norte de Belo Horizonte e tem quase 200 mil metros quadrados que formam um corredor ecológico com a vegetação do vizinho Parque do Planalto, com uma área de 26 mil metros quadrados. Assim como a Mata do Jardim América, que fica na região oeste da cidade, a Mata do Planalto foi adquirida por uma construtora que planeja a construção de torres de apartamentos no local. Ao longo dos últimos anos, moradores, movimentos e organizações se engajaram na luta contra a transformação das duas áreas em condomínios residenciais.

A Mata do Planalto possui bioma de Mata Atlântica com diversas nascentes que formam o Córrego Bacuraus, que deságua no Rio das Velhas. A flora é composta por Ipê Amarelo, Jacarandá da Bahia e outras espécies ameaçadas de extinção. Sua fauna conta com mais de setenta espécies de aves, como tucano, saracura, beija-flor de fronte violeta e outras ameaçadas de extinção, além de micos e vários répteis.

Mata do Planalto

Escolas na luta pelo verde

Segundo os organizadores do encontro, o evento tem como objetivo lembrar do direito das crianças ao contato com a natureza. A preservação das últimas áreas verdes da cidade é fundamental para que as crianças possam ter este convívio com o verde. Os artistas também participam do evento trazendo canções e obras que reforçam a poesia que vem da natureza. “Uma cidade melhor para crianças e adultos passa necessariamente por ações que repensem o que estamos fazendo com as últimas áreas verdes da cidade”, afirma a educadora ambiental Desirée Ruas, do BH pela Infância. O movimento busca debater a relação da criança com a cidade, integrando os temas educação, saúde, alimentação, cultura e sustentabilidade.

Ao longo do mês de maio e na primeira semana de junho, as escolas do entorno da Mata do Planalto estão sendo convidadas a desenvolver atividades para incentivar a reflexão sobre a importância da preservação da área. As escolas poderão expor seus trabalhos no Parque do Planalto no dia do evento ou gravar vídeos e fazer fotos relacionadas ao tema para divulgação nas redes sociais (Saiba mais no final do texto). As Escolas Municipal Minervina Augusta, Municipal Tristão da Cunha, Municipal Lídia Angélica, Estadual Maria Luíza Miranda Bastos já confirmaram participação no evento.

No dia 9 de junho, além da participação das escolas da região, haverá shows para crianças com O Quintal da Guegué, Piquenique Literário com o contador de histórias Paulo Fernandes, brinquedos cantarolantes com o brincante Rodrigo Libanio Christo e oficina de brinquedos da natureza com o núcleo BH da Aliança pela Infância. O evento também vai contar com atividades de Lian Gong, apresentações de capoeira com Angola Camujerê do Mestre Renê, doação de mudas com o grupo Boi Rosado, apresentações de arte indígena e rodas de conversa sobre a Mata do Planalto. Haverá também shows com os cantores Sérgio Moreira, Paulo Mourão e Adriana Lopes, Carina Trindade, Vicente Vieira, o gaitista Júlio César, o MC e poeta Gabriel Rodrigues e apresentação da banda Auto Regimento e do bloco Almas Empenadas, dentre outras atrações.

Imagem mostra que as únicas áreas verdes da região são o Parque Lagoa no Nado (à esquerda) e a Mata do Planalto

Imagem mostra o Parque Ecológico Lagoa no Nado (à esquerda) e a Mata do Planalto

“A Mata do Planalto é intocável”

Em reunião com moradores e ambientalistas, o prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil afirmou que a Mata é intocável. “A Prefeitura tem que mediar uma transferência para que essa obra que vai comer quase 35% dessa mata seja feita em outro lugar. É uma mata importante para a cidade, que já está classificada como mata atlântica. No século 21, invadir um trecho de mata atlântica para construir é inadmissível. (…) O que a cidade tem (de áreas preservadas) não pode mexer. Vamos cuidar do que já tem, dos parques. Não se tocar nas duas matas que restam, aqui no Planalto e no Jardim América”, disse Kalil. (Veja aqui)

Os moradores e ambientalistas esperam que o prefeito Alexandre Kalil cumpra a promessa de campanha. Para eles, a luta pela preservação ambiental é um problema de todos, pensando na geração atual e sobretudo nas gerações que ainda virão. De acordo com Margareth Ferraz Trindade, vice-presidente da Associação Comunitária do Planalto e integrante do Movimento Salve a Mata do Planalto, a luta pela preservação da Mata do Planalto já completou oito anos e há um ano e meio o prefeito garantiu preservar a área. “Os caminhos para que isso se torne realidade é decretar a área de utilidade pública para fins de preservação ambiental e utilizar a TDC – Transferência do Direito de Construir, e até negociar outra área na cidade que atenda à construtora. O que não é admissível é que a mata sucumba à ambição de construtoras, exterminando diversas vidas que encontram abrigo em seu seio, e trazendo prejuízo para a qualidade de vida dos moradores”, alerta Margareth Trindade.

“Prédios podem ser construídos em diversas áreas, mas a biodiversidade existente em um local como a Mata do Planalto não pode ser recriada em outra parte da cidade. Nós temos que reconhecer que as últimas áreas verdes da cidade que ainda não estão protegidas, em parques e áreas de preservação, precisam do nosso engajamento. Precisamos manter o verde que resta e para isso precisamos que o poder público reconheça o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, explica Desirée Ruas, do movimento BH pela Infância.

Magali Trindade, presidente da Associação de Moradores do bairro Planalto e Adjacências e uma das criadoras do Salve a Mata do Planalto, lembra que é inaceitável a construção de duas torres com 750 apartamentos em um local com uma importância ambiental tão significativa. “O engajamento da sociedade, dos movimentos socioambientais, das escolas, dos moradores da região é para que a Mata do Planalto seja 100% preservada”, lembra Magali. O movimento defende que a Prefeitura faça a aquisição do terreno por meio do pagamento de medidas compensatórias de outros empreendimentos, o que viabilizaria a proteção integral da área.

Insta_Programação_MatadoPlanalto

Informações:

Crianças e artistas pela Mata do Planalto – evento gratuito em BH (para acessar o evento no Facebook – clique aqui)

Dia 9 de junho – sábado – das 8h30 às 14h

O Parque do Planalto fica na rua São José do Jacuri, 100, bairro Planalto em Belo Horizonte.

Para saber mais sobre a Mata do Planalto e incentivar a reflexão na sua escola ou na escola dos seus filhos, veja a lista de conteúdo abaixo:

1. Vídeo: Os Salvadores da Mata do Planalto –

2. Tese de mestrado sobre a Mata do Planalto – Mayana Vinti

3. Monografia sobre a Mata do Planalto – Laís Jabace Maia

4. Jornal Natureza Urbana – Octávio Mendes
MATA DO PLANALTO, um oásis ameaçado de extinção

5. Publicações da página do Facebook Salve a Mata do Planalto  que divulga reportagens e ações, como manifestações, passeatas e audiências, em defesa da Mata da Mata do Planalto e compartilha eventos em prol do meio ambiente.

* Divulgação das Atividades realizadas nas escolas
As atividades desenvolvidas pelos professores e alunos, com o devido registro fotográfico ou em vídeo, poderão ser divulgadas posteriormente na página do Facebook Salve a Mata do Planalto e no site do movimento BH pela Infância e nas redes sociais. (Enviar o material com a devida identificação com o nome da escola, nomes dos alunos, professores, série, turma e turno para margarethferraz1000@yahoo.com.br e para contato@bhpelainfancia.com.br.)