Circuito Infância e Consumo acontece em BH

Circuito Infância e Consumo

Com o objetivo de refletir sobre as consequências do consumismo na vida das crianças, será lançado em Belo Horizonte o Circuito Infância e Consumo. A 1ª edição do projeto acontece no dia 26 de maio de 2018, sábado, na Escola da Serra, das 8h às 12h30. Os ingressos já estão à venda pelo Sympla.

O encontro vai debater quatro temas: alimentação, música e arte, educação, e consumo e sustentabilidade com a participação das nutricionistas Cláudia Dias e Juliana Abrahão; da educadora musical Beatriz Myrrha; da consultora em saúde, consumo e meio ambiente Maluh Barciotte; da educadora Fernanda Clímaco; e da educadora para o consumo Desirée Ruas.

“Para entender a infância precisamos afinar nossos sentidos e a música e o contato com a natureza serão os nossos caminhos do primeiro Circuito Infância e Consumo. Vamos debater como educar para a sustentabilidade e para arte nos ajuda nesse processo de repensar nossos valores e nossas ações no contato com as crianças”, explica a educadora Fernanda Clímaco, uma das organizadoras do evento.

Música e sustentabilidade

A educadora musical Beatriz Myrrha participa da 1ª edição do evento e fala como a música contribui para formar pessoas mais sensíveis com o mundo que nos cerca, além de refletir sobre a arte nos dias de hoje, dentro da sociedade de consumo de produtos culturais. Beatriz tem uma longa trajetória dedicada à arte, à música e à contação de histórias para todas as idades.

O segundo momento do encontro vai abordar escolhas alimentares mais sustentáveis e saudáveis na escola e em casa e será apresentado pelas nutricionistas Cláudia Dias e Juliana Abrahão. A publicação Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, vai ser a base para reflexões sobre comida de verdade e promoção da sustentabilidade e da saúde.

A educadora Fernanda Clímaco e a educadora para o consumo Desirée Ruas vão falar sobre a infância contemporânea e seus desafios, a importância do brincar e um novo olhar sobre o papel da escola e da família na questão do consumo. Como deve ser a atuação das escolas? De que forma as famílias podem contribuir para incentivar a reflexão sobre as consequências do consumismo infantil na escola e em espaços variados? Questões atuais e urgentes para a proteção dos direitos da infância.

Movimento contra a normose

Maluh Barciotte vem de São Paulo especialmente para compartilhar a sua experiência com a palestra “A normose e a construção de um mundo realmente sustentável”. Em um contexto de desperdício, agrotóxicos, devastação ambiental, falta de consciência, como nós, adultos, podemos educar para a  sustentabilidade? Na ocasião, a consultora em saúde, meio ambiente e consumo Maluh Barciotte lança o projeto Escola Andante que une educação e sustentabilidade para todas as idades.

A 1ª edição do Circuito Infância e Consumo em Belo Horizonte, no dia 26 de maio de 2018, sábado, das 8h às 12h30, é uma realização do movimento BH pela Infância com o apoio da Escola da Serra e da Bem Nutrido.

Reflexão e ação contra o consumismo infantil

O Circuito Infância e Consumo nasce com o desejo de debater o consumismo infantil e unir esforços para a proteção integral da infância em Belo Horizonte. O Circuito vai ocupar escolas e outros espaços de Belo Horizonte com cursos, bate-papos, oficinas e ações diversas envolvendo adultos e crianças. A cada edição, o Circuito vai estar em um endereço: pode ser uma escola, uma praça, uma feira, um museu, uma rua… para unir pessoas que atuam com a infância em várias áreas: educadores, artistas, ambientalistas, ativistas, advogados, nutricionistas, médicos, psicólogos, líderes comunitários, além de pais, mães, avós…

“O consumismo na infância é hoje uma questão que merece atenção. Quando uma criança consome um alimento, um produto ou um conteúdo na internet ou na TV ela está nutrindo o seu repertório, formando valores e sua visão de mundo. Precisamos despertar um olhar crítico para cuidar da infância de forma integral. Consumo, infância e educação, em casa e na escola, são temas interligados e é também papel do ambiente escolar permitir momentos de reflexão sobre tais temas”, reforça Desirée Ruas, do movimento BH pela Infância.

As nutricionistas Cláudia Dias e Juliana Abrahão, do BH pela Infância, explicam que, nos próximos encontros do Circuito, outros temas também serão abordados, sempre com o objetivo de um olhar amplo e integrado sobre a infância na busca pelo combate ao consumismo e à promoção de uma infância saudável e sustentável.

Dinâmica do evento

O Circuito Infância e Consumo irá realizar atividades em formatos variados. Todos os eventos do Circuito Infância e Consumo em BH contam com o apoio da escola e ou espaço que receber o evento, quando for um espaço privado, e da empresa responsável pelo oferecimento da alimentação. O evento do dia 26 de maio tem o apoio da Escola da Serra, que cedeu o espaço, e da Bem Nutrido, que irá fornecer o lanche saudável para os participantes. Todos os demais custos do evento serão financiados pelo valor das inscrições. Quem participa do evento ajuda a viabilizar o trabalho de reflexão sobre o consumo e a infância em BH e a tornar realidade um projeto comprometido com a informação isenta e livre de marcas.

Para levar o Circuito Infância e Consumo para a sua escola ou outro espaço fale com o BH pela Infância pelo contato@bhpelainfância.com.br.

Saiba mais sobre o movimento BH pela Infância pelo site www.bhpelainfancia.com.br ou pelo contato@bhpelainfancia.com.br

…………………………………………………………………………………………………

Vagas limitadas
 
Valor da inscrição: R$40,00 (Lanche e certificado incluídos)
Venda de ingressos pelo Sympla (clique aqui)
 
Informações: contato@bhpelainfancia.com.br
……………………………………………………………………………………
 

Programação:

8h – Credenciamento e café da manhã

8h20- Abertura

8h30 –  A música na infância: afinando nossos instrumentos pela educação e pela arte  – Beatriz Myrrha, educadora musical e artista

9h30 – O que é comida de verdade? Conhecendo o Guia Alimentar para a População Brasileira – Cláudia Dias e Juliana Abrahão, nutricionistas

10h15  – Consumo, educação e infância: qual é o papel das escolas e das famílias? – Fernanda Clímaco, educadora e Desirée Ruas, educadora para o consumo

11h  – A normose e a construção de um mundo realmente sustentável – Lançamento do projeto Escola Andante com Maluh Barciotte, consultora em saúde, meio ambiente e consumo

12h – Perguntas e fechamento

12h30  – Término