Quem somos

 

Somos um movimento social que incentiva a reflexão sobre a cidade e a criança, integrando o debate sobre educação, cultura, alimentação, saúde e sustentabilidade. A inspiração para criar o movimento surgiu da Rede Brasileira Infância e Consumo – Rebrinc, que existe desde 2013, e também de outros projetos e iniciativas que trabalham pelas crianças.

Como a cidade dialoga com a infância? Como deve ser uma cidade que entende as necessidades das crianças? Como os adultos podem se unir para construir espaços públicos que sejam interessantes, acessíveis e seguros para elas? De que forma podemos ampliar o potencial educativo dos diversos espaços de uma cidade? Como temas como alimentação saudável, educação para o consumo, educação ambiental e a cultura para a infância podem acontecer nos espaços públicos?

Acreditamos na mobilização de pessoas e grupos para a construção coletiva de uma cidade que considere, verdadeiramente, a criança como habitante. Uma cidade que respeita a infância é, sem dúvida, uma cidade melhor também para os adultos.

Movimento BH pela Infância – Por uma Belo Horizonte que se mobiliza para dialogar e respeitar as crianças!

 

foto_DesireeRuas

Desirée Ruas
Coidealizadora do Movimento BH pela Infância. Organizadora da campanha “O brincar como política pública em BH”. Jornalista, mobilizadora, consultora e pesquisadora sobre criança, cidade, participação infantil e natureza. Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade e multiplicadora em Educação para o Consumo. Integrante da Secretaria Executiva da Rede Primeira Infância – Minas Gerais (REPI-MG), integrante da Rede Nacional Primeira Infância – RNPI, da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável (Núcleo MG) e do grupo de mobilização da Rede Brasileira Infância e Consumo – Rebrinc. Mãe e ativista da infância, ela busca ampliar os espaços de diálogo na construção de uma cultura do cuidado e da paz, pela infância e por cidades mais verdes e humanas.

Cláudia Dias

Cláudia Dias
Coidealizadora do movimento BH pela Infância. Nutricionista com experiência em projetos de educação alimentar e nutricional para crianças e adolescentes em escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Coautora da Lei 18.372/2009 que rege a Alimentação Escolar em MG. Mãe, educadora e incentivadora de mudanças na alimentação de adultos e crianças. Desenvolveu o Estadiômetro Alturexata e é proprietária da empresa de mesmo nome.

Fernanda Clímaco

Fernanda Clímaco
Coidealizadora do movimento BH pela Infância. Mestra em Educação, Gestão Social e Desenvolvimento Local e especialista em Infância, Cultura e Práticas Formativas. Pedagoga, consultora nas redes públicas e em escolas privadas de Educação Infantil pelo Brasil. Mãe, pesquisadora da infância, professora de professores de crianças pequenas e eterna aprendiz. Tem como projeto de vida compartilhar saberes e ensinamentos e contribuir na formação de professores da Educação Infantil.

Juliana Abrahão

Juliana Abrahão
Coidealizadora do movimento BH pela Infância. Nutricionista pós-graduada em Segurança Nutricional e Qualidade de Alimentos. Ela nutre uma paixão pela alimentação saudável e acredita que os alimentos podem mudar a vida das pessoas para melhor. Por isso, cultivou seu lado empreendedora para criar e administrar a Bem Nutrido e levar seus ideais e suas ideias para crianças e adultos se alimentarem com equilíbrio, saúde e muito prazer.

 

Jacqueline L. Leite Dantas

Pedagoga, Mestranda em Educação pela UFMG. Pós graduada em Psicopedagogia e Pedagogia Hospitalar. Trabalha há 16 anos como Pedagoga Hospitalar em Belo Horizonte, atualmente no Hospital João XXIII. Já atuou também no Hospital Infantil João Paulo II e Santa Casa de Misericórdia, promovendo o trabalho da Classe Hospitalar e Brinquedotecas. É mãe e ativista pelos direitos das crianças em tratamento de saúde, cofundadora do @pedagogianasaude

 

foto_LiviaGuimaraes

Livia Pires Guimarães
Mãe do Bento. Especialista em Dependência Química, Criminologia, Gestão Pública em Organizações de Saúde e Transtorno do Espectro Autista. Atualmente cursa especializações sobre TDAH, Psicanálise Junguiana com Ênfase em Artes, Mitologia e Contos, Terapia Cognitivo-Comportamental, Suicídio e Comportamentos Autolesivos. Mestre em Educação, Cultura e Organizações Sociais. Autora do Oráculo da Prevenção, entusiasta de projetos de prevenção e das artes.

 

foto_RubiaLisboa

Rúbia Lisboa
Mãe da Iasmin. Jornalista e especialista em Intervenção Psicossocial no Contexto das Políticas Públicas. É cofundadora do grupo Conecta Mães BH (@conectamaesbh), que difunde informações sobre maternidade, empreendedorismo e sobre o universo feminino, além de autora do blog Pois É, Sou Mãe! (@poisesoumae), que busca a reflexão e o debate sobre fé, literatura, maternidade e empoderamento. Autora do livro infantil, ‘Um tal de Coronavírus’ (Editora Clube da Leitura) e vencedora da chamada literária NuaFest com o livro ‘Do Feminismo Para Quem ao Feminismo Negro (Editora Nua) que conta a história de uma mulher que encontrou o seu caminho refletindo, estudando e agindo sobre as pautas do feminismo negro.

foto_Pollydo Amaral

Polly do Amaral
Idealizadora da AMPAREM (Coletiva de Famílias da Escola Pública), mãe de três filhas, doula, formada em Ciência da Computação e ativista pelas maternidades e infâncias.

Paulo Fernandes

Paulo Fernandes
Pai de dois meninos, ativista de Direitos Humanos, educador e contador de histórias há vinte anos. Incentivador e mediador de leitura na infância, é autor do canal no YouTube Ler é Criar Asas. Acredita que incentivar a leitura na infância é uma forma de estimular a imaginação e despertar a criatividade, promovendo a cultura e criando asas.

 

Rodrigo Libanio Christo
Educador e brincante que, há mais de quarenta anos, diverte adultos e crianças com suas músicas e histórias com barbantes cantarolantes e outros instrumentos lúdicos. Possui um canal no YouTube que reúne brincadeiras, canções tradicionais da cultura popular e seus jogos educativos confeccionados com material reaproveitado. É idealizador do projeto Voluntários Brincantes e grande defensor da infância.