Brincaço em BH reivindica mais espaço para a infância

Belo Horizonte se prepara para mais um Brincaço. A atividade é uma realização do Núcleo BH da Aliança pela Infância e será realizada no dia 19 de agosto de 2018, domingo, das 10h às 12h. A ação acontece no quarteirão fechado da rua José Cândido da Silveira, no bairro União.

A ideia do Brincaço é usar o espaço que, aos domingos, fica livre dos automóveis, do barulho e da poluição, para o brincar livre das crianças.“Com o Brincaço, promovemos uma integração do público que frequenta aquele espaço aos domingos e de atores ligados à cultura da infância da cidade, porque costumam comparecer músicos, contadores de histórias, equipes de outros espaços lúdicos. E então vira um evento único com muita integração, cada um propondo o que sabe fazer e brincando junto”, explica Pollyanna Xavier, do Núcleo BH da Aliança pela Infância.

Em 2017, o Brincaço reuniu centenas de crianças e suas famílias em um domingo ensolarado. Pular corda, amarelinha, correr, andar de bicicleta, desenhar no asfalto, ouvir histórias… A participação do brincante Rodrigo Libanio Christo e do contador de histórias Pierre André, dentre outros artistas, e ativistas da Rede Brasileira Infância e Consumo – Rebrinc e de movimentos como o Na Pracinha animaram ainda mais a ação. Em 2018, o Núcleo BH da Aliança pela Infância espera também muita diversão e envolvimento das famílias na hora de brincar.

20170528_112755

20170528_110318

20170528_105940

20170528_112722

Para Desirée Ruas, integrante do Núcleo e co-idealizadora do movimento BH pela Infância, ações que estimulam a ocupação da cidade pelas pessoas em detrimento dos carros são uma forma de mostrar que o espaço público pode ser mais acolhedor e interessante para todas as idades. “As ruas são sempre vistas como locais perigosos e onde as crianças não podem brincar. E temos cada vez mais automóveis pelas ruas. É um problema sem fim porque o espaço destinado às pessoas, adultos e crianças, para caminhar e brincar é sempre reduzido”, lembra. Para Desirée, uma cidade melhor para as crianças é também uma cidade que repensa as ruas e as avenidas. “Quando uma via é fechada para os carros para que as crianças possam brincar estamos resgatando o direito à rua, que antigamente era muito comum. As crianças se reuniam para brincar com os amigos na rua. O brincaço é uma forma de reivindicar este direito que as crianças perderam com o tempo”, explica Desirée Ruas.

As ruas de lazer são um exemplo de como as crianças podem ter mais espaço para brincar. Confira as ruas de lazer de Belo Horizonte nas suas nove regionais aqui. E conheça o programa “No domingo, a rua é nossa” aqui.

Para saber mais sobre o evento Brincaço BH, clique aqui.

Local: Rua José Cândido da Silveira, próximo à rua Camilo Prates – bairro União – Belo Horizonte

Dia 19 de agosto de 2018 – domingo

Horário: das 10h às 12h

Gratuito